sexta-feira, 26 de julho de 2013

WORKSHOP: SINCRONIZAÇÃO DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS



Nietzsche conta uma história que “havia um homem sábio que era também o governante de um pequeno, porém próspero povoado e que era bem conhecido pela sua dedicação não egoísta à todos. Como o seu povoado floresceu e cresceu, foi ficando cada vez mais difícil para o sábio ter contato direto com todas as regiões e assuntos do seu domínio. Surgiu então a necessidade de treinar emissários para que fossem até as partes mais distantes e resolvessem o que fosse necessário. Então, o mestre educou e treinou cuidadosamente seus emissários. No entanto seu emissário mais esperto era também o mais ambicioso, e começou a ver a si próprio como mestre e a trabalhar para aumentar suas riquezas e para satisfazer seus desejos pessoais. Ele julgava a temperança e a paciência do mestre como fraqueza e não sabedoria, começou à desdenhar o mestre e em suas missões fazia as coisas em seu próprio nome. Até que chegou um ponto em que o povo foi enganado e o lugar do mestre usurpado por esse emissário. O povoado tornou-se uma tirania e não tardou para que se fragmentasse em ruínas.”
Esta estória nos ajuda a compreender algo que acontece dentro de nós e à nossa volta: para que tudo continue em harmonia, o mestre e o emissário devem estar em cooperação, e não em competição.Para termos uma vida bela, pacífica e verdadeira, precisamos trazer para o primeiro plano o modo de perceber e de se relacionar do hemisfério direito – que na estória, corresponde ao sábio – com capacidade de perceber e atuar pelo todo, de se relacionar pacificamente, de criar construtivamente,etc. O hemisfério esquerdo assemelha-se ao emissário – temos que tomar cuidado com ele, e trabalhar intensamente para que ele não traia o seu mestre e destrua o povoado (nossa vida interior e exterior). O modo de perceber do hemisfério direito é muito pouco acessado devido à nossa educação essencialmente voltada para o modo de funcionamento do hemisfério esquerdo, a saber, centrado num "eu" separado de tudo o mais, que julga, separa e analisa tudo através do incessante falatório conceitual linear verbal. O hemisfério direito funciona através da percepção do todo, do fluxo misterioso e extasiante da Vida Maior, através de dados sensoriais e de um outro tipo de linguagem.
            É importante saber que o lado direito não é exclusivista e egocentrado, portanto inclui harmoniosamente as percepções do hemisfério esquerdo. O esquerdo tende a excluir as percepções advindas do hemisfério direito, que permanecem num nível subconsciente e inconsciente, pois atua através de conceitos e abstrações, categorizando, julgando, competindo e manipulando. Isto nos leva, facilmente, à ansiedade, tédio, falta de percepção e conexão com os sentimentos, estresse, violência, etc., e o resultado é um modo frio, manipulador, competidor e agressivo de se "relacionar" com tudo (inclusive consigo próprio).
O aumento da inteligência e da criatividade é um subproduto natural do acesso e da permissão do modo de perceber do hemisfério direito que processa informações por volta de dez mil vezes mais rápido que o esquerdo; já que funciona através da simultaneidade, de quadros sensoriais completos e da percepção do todo, ao passo que o hemisfério esquerdo funciona de modo linear sequencial, com detalhes e parcelas separadas do contexto – o que leva à generalizações e abstrações. Como o hemisfério direito funciona de uma perspectiva holística, ele se integra e coopera naturalmente com o hemisfério esquerdo.  
            Além do que se fala e se ensina sobre como utilizar melhor as funções do hemisfério direito para aumentar a inteligência, solucionar problemas, etc. Neste workshop, buscaremos entender o modo de funcionamento de cada um deles e as profundas implicações nas nossas vidas individuais e na nossa vida coletiva, e também através de algumas práticas, facilitar o acesso ao mistério e a riqueza infinita que somos e tudo É.
Dentre as informações compartilhadas, estão as mais recentes pesquisas científicas e as mais intrigantes implicações filosóficas e existenciais. Dentre as técnicas, certamente, algumas das mais simples, naturais e objetivas capazes de revolucionarem nossa inteligência, sensibilidade e criatividade.
Todas as vezes que nos sentimos realmente vivos, vibrantes, presentes no mistério do momento, descobrindo - como quando nos deslumbramos com uma paisagem natural, apreciamos uma obra de arte, viajamos numa música,  temos algum insight ou percepção nova e criativa, quando estamos sentindo, amando, quando estamos em paz e conectados à tudo, etc. o modo de perceber predominante é o do hemisfério direito.
Em termos de ondas cerebrais, em nosso estado “normal” há a preponderância das ondas beta, de 13hz para cima, em que funcionamos com nosso foco de atenção consciente numa porção bem limitada do córtex cerebral esquerdo, a sede do pensamento conceitual, verbal e analítico.
O estado ideal para a saúde, criatividade e aprendizado em geral é na faixa denominada alfa, principalmente 8 hz que é o ponto de transição entre alfa e teta. Nessa faixa acessamos uma porção muito maior do nosso córtex cerebral e conseguimos processar informações de modo muito mais eficaz e criativo, pois os dois hemisférios estão em sincronia.  Acontece nesse momento um equilíbrio entre as funções intelectuais, conceituais e analíticas que são predominantes no hemisfério esquerdo e as funções sensíveis, sensoriais, emotivas e analógicas, predominantes no hemisfério direito
Estados de criatividade e aprendizado acelerado são caracterizados por uma atividade equilibrada entre os dois hemisférios, pois os dois se comunicam e se apóia

Você pode assistir a descrição comovente da função da função dos hemisférios feita pela neurocientista Jill Taylor aqui:      http://livrefluxo.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html
uma entrevista com Pedro Ivo no programa “Estrelando” aqui: livrefluxo.blogspot.com.br/2012/11/entrevista-com-pedro-ivo.html


Alguns dos temas que serão abordados:

·         As diferenças no modo de processar informação, perceber e se relacionar de cada hemisfério
·         Redes ou circuitos neurais
·         Estados de consciência e as frequências cerebrais
·         O cérebro do coração
·         Linguagem
·         Arte
·         Natureza
·         As diversas implicações filosóficas, cognitivas, éticas, ecológicas, etc. do desequilíbrio e do equilíbrio entre as funções  dos hemisférios cerebrais.

As técnicas que serão ensinadas envolvem:

·         Cultivo da criatividade, observação e expressão de ideias (que comprovadamente aumentam a inteligência)

·         Respiração e consciência corporal (xamanismo / tensegridade)

·         Coerência cardíaca – cultivo de sentimentos positivos e bem estar (pesquisas do Instituto HeartMath)  e meditação do sorriso interior (taoísmo)

·         Exercícios para intensificar a percepção

·         Meditação / auto-observação / estado de presença

* Pede-se que confirme a presença o quanto antes, pois haverá material de apoio escrito      e cd de áudio que serão providenciados para cada participante.

A prática constante destas técnicas contribui para a sincronização dos hemisférios cerebrais com diversos efeitos benéficos, como diminuição do estresse (o que gera diversas melhorias fisiológicas, como melhora do sistema imunológico, etc.), aumento da inteligência e criatividade, aumento de sentimentos positivos e reconhecimento dos negativos, maior clareza mental e perceptual, etc.

O Workshop acontecerá em Santos, na Escola Santista de Astrologia n o dia 10/08/2013

http://www.escolasantistadeastrologia.com.br/index.asp


***

todas as práticas espirituais buscam silenciar o funcionamento usual do hemisfério esquerdo e acessar a riqueza imprevista do hemisfério direito. "cessar o diálogo interior" como diz Don Juan dos livros de Castaneda e cultivar o "Silêncio interior". 

tomar a dinâmica do funcionamento dos hemisférios como base para uma investigação do que somos e do que potencialmente podemos SER e acessar, de como funcionamos e como nos relacionamos com o mundo e todos os desdobramentos é muito esclarecedor e inspirador.

***
Em seguida uma entrevista com Jill Taylor, que através de um evento difícil e doloroso acabou acessando exclusivamente  percepção do hemisfério direito que modificou completamente sua maneira de viver:



só uma observação - quando se diz "linguagem" no vídeo, seria mais correto língua ou idioma, já que linguagem é uma propriedade dos dois hemisférios, o hemisfério esquerdo lida com a linguagem escrita, conceitual, linear e uma boa parte relaciona-se com a articulação da fala; o hemisfério direito é responsável pela linguagem corporal, musical sensorial (imaginação)  e tem um papel crucial no entendimento, pois capta nuances, o contexto, etc. por ex. em metáfora e no humor tem papel imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário