segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia 11/11 – Palestra: Meditação e Inteligência emocional

Meditação e Inteligência emocional
conexão espiritual, qualidade de vida e bem-estar
A meditação é uma prática universal que essencialmente busca nos colocar em contato como nosso ser Real. Dentre as suas inúmeras modalidades existentes, estes dois elementos estão sempre presentes: a intenção de silenciar a mente e relaxar o corpo.
Para que isso ocorra diversas técnicas foram desenvolvidas, talvez a mais universal seja o foco na respiração. Além da respiração, para auxiliar a entrada no estado meditativo, utilizaremos um elemento chave – o coração.
Podemos focar nossa atenção na área do coração e ativar coerentemente o cérebro que existe no coração e com isso cultivar sentimentos positivos (que são muito mais poderosos que simplesmente pensamentos positivos) e reconhecer e gradualmente ir nos livrando das emoções negativas geradoras de estresse.
Estresse – O estresse é realmente um inimigo de nosso bem-estar e saúde. Ele é bem mais prejudicial do que até pouco tempo se pensava. O estresse está relacionado à inúmeras doenças e disfunções e é causa direta de muitas delas. O estresse tornou-se realmente perigoso justamente por termos nos acostumado à ele, ao que o causa e ao que ele causa – tensão, frustração, irritabilidade, desânimo, depressão, etc...
A meditação aliada ao desenvolvimento da inteligência do coração são as soluções curativas para essa doença crônica da modernidade.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Pesquisas realizadas pelo instituto americano Heartmath comprovaram que, quando ativada, a inteligência do coração pode reduzir a pressão arterial, promover melhorias no sistema nervoso e o equilíbrio hormonal, além de facilitar as funções cerebrais.
Nossos estados emocionais influenciam tremendamente nosso desempenho em qualquer atividade. Emoções negativas tais como medo, raiva, frustração geram estados de stress, tensão e ansiedade que prejudicam nosso estado geral de saúde e o nosso desempenho; emoções positivas, tais como amor, cuidado, admiração geram estado de tranqüilidade e entusiasmo que beneficiam nosso estado geral de saúde e melhoram grandemente nosso desempenho.
Sabe-se hoje que o stress é bastante prejudicial, estando conectado a diversos sintomas e ao desenvolvimento de inúmeras disfunções e doenças. O doutor Graham Burrows, no Sétimo Congresso Internacional do Stress, depois de examinar pesquisas sobre o stress realizadas durante anos, concluiu que o problema se reduzira a duas causas básicas: (1) problemas de percepção, e (2) problemas de comunicação.
Através do desenvolvimento da inteligência emocional, vamos tendo percepções cada vez mais claras e refinadas, e vamos aprimorando nossa capacidade de compreensão e comunicação, desse modo reduzindo o stress e contribuindo para a melhoria em todas as áreas de nossa vida.
Conteúdo básico

-A essência do estado meditativo: presença, silêncio interior.
- Inteligência emocional
- Respiração, sorriso interno, coerência cardíaca, consciência corporal
- Fechamento: auto-massagem para voltarmos a um estado alerta


ESCOLA SANTISTA DE ASTROLOGIA

Rua Goytacazes, 08 – altos

Tel. (13) 3284-9714 - Santos – SP

www.escolasantistadeastrologia.com.br

comunidade no Orkut: Escola Santista de Astrologia

Facebook: Santista Esa

Um comentário:

  1. Muito bom esse texto, esclarecedor, objetivo e verdadeiro, como os outros do blog. Gostei, Pedro! Vou seguir e indicar aos amigos.
    Abraço,
    Mani

    ResponderExcluir